Mesmo com a alta do dólar frente ao real, as lojas de Orlando continuam lotadas de turistas do Brasil. Os brasileiros ainda veem vantagens de fazer compras em Orlando – os itens eletrônicos, perfumes e roupas continuam com preços bem mais baixos aqui na terra do Tio Sam.
Outlets e shoppings continuam no topo da lista dos brasileiros que vão a Orlando, mesmo que as compras tenham que ser feitas com a calculadora na mão. A frase que mais se ouve agora é ‘cautela e paciência para pesquisar na hora das compras’.
Neste ano houve um aumento de mais de 80% no número de passageiros que escolheram Orlando como destino. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foram registrados 102.089 passageiros pagos nos vôos entre janeiro e agosto de 2014. No mesmo período de 2015, foram registrados 189.329.
Aqui em Orlando continua-se ouvindo o burburinho do sotaque português por toda parte. A facilidade com o idioma é um dos pontos positivos do atendimento nas lojas da região, pois muitos funcionários brasileiros são contratados para atender essa alta demanda.
Eles observam, no entanto, uma mudança no comportamento do consumidor – a calculadora sempre está à mão, pois quando se faz a multiplicação por uma casa próxima a R$ 4 e o preço final pesa no bolso, é hora de retirar algumas mercadorias das sacolas e deixar para trás.
O preço das passagens aéreas também é um dos fatores que contribuíram para manter o fluxo de turistas brasileiros nos Estados Unidos. As companhias oferecem preços promocionais e vantagens de comprar bilhete com valores semelhantes ao de diversos destinos nacionais.
Os consumidores que vão às compras em Orlando já estão familiarizados com os bons preços de itens de grife e eletrônicos, com os famosos cupons de desconto, as ofertas de coleções passadas e as reais promoções em determinadas épocas do ano.
Assim, quem está de viagem marcada para Orlando não precisa riscar itens da lista de compras, pois continua sendo possível levar a mala cheia, com produtos até 70% mais baratos do que o preço original.