Quando os brasileiros chegam a Orlando acabam encontrando algumas coisas estranhas nas casas americanas, diferentes do que habitualmente encontramos no nosso país. Nossos amigos que alugam casa em Orlando sempre nos falam de algumas coisas que causam confusão no funcionamento das casas, e que chegam a ser engraçadas para quem não está acostumado. As regras da coleta de lixo, o trabalho dos carteiros e até o jeito americano de fazer faxina é bem diferente do nosso!
1 – O LIXO
O tratamento do lixo por aqui é coisa séria, gente! O sistema de coleta seletiva funciona em todos os lugares em Orlando e, nos condomínios, quem não cumpre à risca leva multa e uma bronca do pai. (Essa sou eu, que sempre esqueço de subir a lixeira)
As lixeiras são divididas por cores e cada uma corresponde a um tipo de lixo diferente. No Brasil também é assim, mas aqui a diferença é que, se você misturar os tipos de lixo, leva multa! Além disso a gente não pode simplesmente colocar todas as lixeiras na calçada e esperar a coleta passar. Há dias em que eles somente recolhem os recicláveis, outros somente orgânicos e assim por diante.
O grande problema é que você tem que colocar o seu lixo para fora e não esquecer as lixeiras vazias na calçada. Se por acaso algum fiscal encontrar a sua linda latinha na calçada no dia errado: MULTA!
As multas não são caras, 2 ou 3 dólares por cada infração, mas isso não é legal e pode te deixar bem mal visto na vizinhança, viu?
2 – O TRITURADOR
Sabe aquela sujeirinha chata que fica na pia depois de lavar a louça? Aquele restinho de comida que é horrível de retirar da pia? Jogue tudo para o “buraco mágico” que existe na sua cozinha e ele elimina seus problemas
Para usar é bem simples: Coloque lá dentro e ele “destrói” ! O resultado disso é a produção quase nula de matéria orgânica para o lixo, eliminando mau cheiro e facilitando a vida de quem está na cozinha. Ah, antes que me esqueça de avisar, NUNCA coloque ossos nem materiais muito duros no triturador! Isso danifica o aparelho, tá?!
Como não é muito comum ter triturador nas casas brasileiras, isso sempre causa uma certa confusão nos hóspedes em Orlando e eles nunca sabem que podem simplesmente se livrar dos restos de comida de forma tão simples. Eu amo o triturador! Pegar lixinho do ralo da pia é muito nojento! kkkkkk
3- O CARTEIRO
Está esperando encomenda? Acha que vai chover? Fique atento porque o nosso amigo carteiro muitas vezes deixa suas compras do AliExpress na chuva. Eles passam e entregam os envelopes, deixam tudo certinho nas caixas respectivas de cada casa, mas se vem algo em formato diferente, algum pacote que não caiba na caixinha do correio, eles se limitam a deixar na frente da sua casa… e boa sorte!
O bom é que ninguém pega a encomenda dos outros, pode ficar tranquilo (eu pelo menos nunca soube de nenhum caso desses aqui em Orlando) mas outro dia cheguei em casa e havia uma encomenda na minha calçada toda molhada
Eles são muito eficientes na entrega, mas tem essa parte chatinha.
4- PAPEL HIGIÊNICO, RALO e FAXINA
Não se desespere ao entrar num banheiro e não encontrar uma lixeira! Todos os papéis são jogados no vaso sanitário e a descarga se encarrega deles
Não sei bem porque no Brasil não é assim, mas os americanos acham nojento quando ficam sabendo que, no Brasil, os papeis sujos ficam no banheiro, hehehe.
As casas aqui também não possuem uma ralo para escoar a água. Aqui não existe “lavar a casa”. Toda limpeza doméstica é feita com produtos específicos para cada área. Eles têm toalhinhas para o chão, paninhos para móveis, papel-toalha para passar em tudo, sprays e detergentes de 1001 tipos diferentes, para qualquer limpeza que você possa imaginar. Limpar a casa aqui é bem mais fácil, mas nada ecológico nem sustentável. Ao final de uma “faxina” é tanto papel-toalha jogado no lixo que vocês nem imaginam. Fora que também não tem tanque de lavar roupa. Só máquina de lavar e secar.
Aí você me pergunta “ah e quando eu quiser lavar alguma coisa que não vai na máquina, tipo um tênis?”. Bom, aí os americanos terceirizam e mandam para a lavanderia de sapatos hehehe.
E você? Tem mais alguma coisa que te deixou surpreso nas casas em Orlando? Conta aí nos comentários!