Não há nada pior do que visitar um dos parques da Disney ou da Universal e gastar quase o dia todo nas filas das principais atrações. Em algumas delas, e dependendo do mês e do dia da semana, é possível encontrar filas de mais de três horas. Da mesma forma, existem épocas em que você consegue entrar e sair de um brinquedo em sequência.
Na hora de montar um roteiro, alugar casa em Orlando ou escolher a data da passagem, é preciso levar estas questões em consideração para aproveitar muito melhor a sua viagem. Para isso, listei algumas dicas que costumo eu mesma seguir quando quero visitar algum parque, mesmo com o meu passe anual. Confira!
As épocas principais a serem evitadas são as mais conhecidas: Natal e Ano Novo, ou seja, dezembro, e a época de férias do hemisfério norte, que acontece entre junho, julho e o início de agosto.
O Magic Kingdom especificamente, o maior símbolo de Orlando, também tem suas peculiaridades: evite visitar o parque às sextas, sábados, domingos e segundas, que é quando os moradores locais costumam visitá-lo.
Quanto ao restante do ano, há outras datas americanas que geralmente resultam em parques lotados, a maioria delas são de feriados nacionais, entre elas estão:
Janeiro
Maratona da Disney
Martin Luther King Day (3ª segunda-feira do mês)
Fevereiro
President’s Day (3ª segunda-feira do mês)
Meia maratona das princesas (entre os dias 18 e 21 de fevereiro, em 2016)
Março
Spring Break (mini férias de, em média, um mês das faculdades americanas)
Flower & Garden Festival (somente na Disney)
Abril
Páscoa
Maio
Star Wars Weekend
Memorial Day (última segunda-feira do mês)
Junho
Férias
Julho
Férias
4 de julho
Agosto
Férias (somente no começo do mês)
Setembro
Labor Day (1ª segunda-feira do mês)
Food & Wine Festival (somente no Epcot)
Outubro
Columbus Day (2ª segunda-feira do mês)
Mickey’s Not so Scary Party (Halloween da Disney)
Novembro
Ação de Graças (4ª quinta-feira de novembro)
Wine & DIne 1/2 Marathon Weekend (6 e 7 de novembro, em 2015)
Dezembro
Natal
Ano Novo
Mickey’s Very Merry Christmas Party
Apesar de o ideal ser evitar feriados americanos, os meses de maio, setembro e outubro são bastante vazios sempre em Orlando, então se você puder agendar a sua viagem para uma destas épocas, não se preocupe com lotações. A saída é simples: em caso de feriado nacional, no dia exato dele, vá fazer compras ao invés de investir nos parques principais e seu problema estará resolvido!
Mas, se a sua viagem já estiver marcada, sua casa em Orlando alugada e tudo planejado, existem calendários que mostram, através de uma escala de cores e números, os dias mais propícios para visitar os parques. Um deles é o Undercover Tourist – Orlando Crowd Calendar, que você pode acessar clicando aqui.