Sea World Orlando anuncia fim dos espetáculos com baleias orca

baleia
Sea World Orlando anuncia fim dos espetáculos com baleias orca

Boa notícia para os defensores dos animais que pensam em alugar imóvel em Orlando, mas já haviam riscado o Sea World do roteiro. Nesta quinta-feira (17), o complexo de parques aquáticos anunciou oficialmente em seu site o fim de suas apresentações com baleias adestradas. Depois de 60 anos trabalhando com este show, finalmente os grandes mamíferos não farão mais parte das atrações do parque.

A decisão partiu de uma nova diretriz da empresa que tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente. “O SeaWorld ouviu. A sociedade está mudando, e nós estamos mudando com ela”. O parque se comprometeu a não retirar mais baleias do seu habitat original e anunciou que vai interromper a reprodução em cativeiro. Os animais que habitam os parques serão a última geração no Sea World. Atualmente são 23 orcas nos três parques dos Estados Unidos.

golfinho

A última orca a ser retirada do mar foi há 40 anos, a partir dai todas nasceram no próprio parque aquático. Ainda há uma orca que vai nascer nas dependências do parque, filha de Takara, que ficou grávida no final do ano passado. Mesmo assim, a preocupação continua porque o Sea World não se manifestou sobre os golfinhos que deverão continuar nos shows.

O complexo Sea World já estava sendo visado por grupos ambientais por manter orcas e golfinhos confinados, longe dos oceanos, e por causar sofrimento aos animais durante as apresentações. Além disso, “Blackfish”, um documentário realizado por Gabriela Cowperthwaite, em 2013, registrou que os animais viviam em pequenos tanques e passavam por duros treinamentos. Assista ao trailer abaixo:

O parque também informou que as orcas não serão soltas no oceano pois foram criadas em cativeiro e não sobreviveriam no ambiente selvagem. “Elas não conseguiriam competir por comida ou estariam expostas a doenças com as quais nunca tiveram contato, além de ter que lidar com problemas ambientais, incluindo a poluição e outras ameaças causadas pelo homem”.

A proposta da medida é educar os visitantes quanto a preservação do meio ambiente. “Queremos encontrar novas maneiras de continuar a cumprir o nosso propósito de inspirar nossos hóspedes a protegerem os animais e os ambientes selvagens”; completa a diretoria do Sea World. A última geração de baleias do SeaWorld continuará entretendo os visitantes do parque, mas em atividades mais educativas e menos espetaculares – a nova atração é chamada de “encontro educativo”.

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Nome *
Site

COMENTÁRIO*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Top