Você sabia que a Walt Disney World quase foi em St. Louis?

disney
Você sabia que a Walt Disney World quase foi em St. Louis?

Já imaginou arrumar as malas com as crianças e ir de férias na Disney, em St. Louis, Missouri? Isso poderia acontecer se, há meio século, a cidade tivesse sido escolhida para a construção dos parques da Walt Disney World. Existiam planos para a construção de um parque temático no centro de St. Louis, mas por uma disputa sobre dinheiro, a Disney desisitiu e voltou sua atenção para Orlando, na Flórida.

O fato é que hoje, pode-se afirmar que foi uma perda para St. Louis e um ganho para Orlando – Walt Disney World se tornou uma das atrações turísticas mais importantes e rentáveis do mundo. “Eu acho que teria acrescentado um componente muito interessante para o desenvolvimento da cidade nos anos 60″, disse Chris Gordon, diretor da biblioteca e coleções para o Museu de História de Missouri, responsável por esta pesquisa.

“Disney foi um grande fenômeno naquele momento. Há uma boa chance de que teria sido bem-sucedida.” Na primeira quinzena de dezembro, um dos poucos remanescentes do projeto do parque que estavam com colecionadores, foi para leilão – 13 páginas de blueprints, de 1963, do “Walt Disney’s Riverfront Square” em St. Louis.
“Eu acredito que este é o único conjunto completo de projetos”, disse Mike Fazio, especialista nesta área. “É incrível como muitas pessoas nem sequer sabem que havia uma chance da Disney ser construida em St. Louis.”

O primeiro parque da Disney abriu em Anaheim, Califórnia, no ano de 1955. No início da década de 1960, Walt Disney queria expandir para outro parque com fácil acesso, além da Costa Oeste dos Estados Unidos. St. Louis, Missouri, lhe pareceu uma boa escolha, não apenas pela sua localização geográfica central, mas porque era um lugar que estava se desenvolvendo.

Nos anos 60, em St. Louis, estavam sendo construídos o Gateway Arch, monumento à Expansão para o Oeste, e também o Busch Stadium, estádio de baseball, atual casa do casa do St. Louis Cardinals, da MLB. Os planos eram de construir o Walt Disney’s Riverfront Square” a duas quadras do centro da cidade e a poucos quarteirões do Gateway Arch e do Rio Mississippi. Exwcutivos da Disney se reuniram com o prefeito de St. Louis Raymond Tucker, em março 1963, para discutir a proposta.

Dizem que a idéia fracassou por conta da insistência do barão August A. Busch Jr., da cervejaria Anheuser-Busch, de St. Louis, uma das maiores do mundo, em vender cerveja no parque, e a Disney recusou. Mas essa história não tem tanto peso assim. O fato principal foi mesmo o dinheiro. A Disney estava disposta a pagar os investimentos nos brinquedos e atrações e queria que a Coorporação de Desenvolvimento de St. Louis pagasse o edifício. A empresa declinou na proposta e o projeto tomou outros rumos.

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Nome *
Site

COMENTÁRIO*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Top